12/04/2024 às 20:51 Tráfego Pago

Answer the Public: o que é, como funciona e vantagens do uso

25
4min de leitura

Answer the Public é uma ferramenta de SEO tão especial que, para alguns profissionais de marketing digital, tornou-se indispensável.

Motivos para isso não faltam, já que ela tem uma proposta ligeiramente diferente das soluções mais utilizadas no mercado.

Eu, particularmente, gosto muito de utilizá-la, e sempre tive bons resultados com isso.

Ela prioriza um fator importantíssimo em uma estratégia de SEO: a intenção de busca, encurtando o caminho para quem precisa gerar tráfego, leads e vendas.

Ficou interessado em conhecer melhor essa solução?

Então, acompanhe até o final este conteúdo que preparei sobre a Answer The Public!

O que é Answer The Public?

Criada por Gary Preston e com sede em Brighton, Inglaterra, Answer The Public é uma das mais conhecidas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, com uma base mensal de cerca de 1 milhão de usuários.

“Legal Neil, mas o que ela tem de diferente em relação às outras?”

Para começar, mostra os resultados para um termo de busca de forma peculiar e que considero bastante útil para a produção de conteúdo: em forma de perguntas.

Isso a torna particularmente interessante para quem precisa desenvolver uma estratégia de SEO, mas tem dificuldade em estruturar um conteúdo que seja efetivo em gerar leads.

Como funciona o Answer The Public?

Vou explicar com mais detalhes como usar o Answer The Public mais à frente, mas de cara já adianto que é muito mais simples que a maioria das ferramentas de SEO.

A partir do termo que você digitar, ela indica não só as keywords relacionadas, como uma série de perguntas que as pessoas fazem sobre o assunto no Google.

Uma vez que você insere um termo, a ferramenta retorna duas categorias de resultados: “questions”, ou seja, perguntas que as pessoas fazem, e “prepositions”, uma variação dessas perguntas.

Também retorna com outras três categorias de termos para SEO:

  • Comparisons: em que aparecem resultados que contenham termos como “vs”, “gostar”, “ou” e “e”
  • Alphabeticals: para facilitar sua vida, ela mostra os resultados em ordem alfabética
  • Related: buscas que sejam relacionadas ao termo pesquisado.

Benefícios de usar o Answer The Public

Você já deve ter reparado que, em português, Answer The Public é “responda ao público”.

Essa é a proposta que faz dessa ferramenta tão útil.

Ela não se limita apenas a fornecer palavras-chave, mas em formular questões que as pessoas fazem na internet a partir delas.

Respondendo ao público, você aumenta consideravelmente as chances de alcançar as pessoas que estejam realmente interessadas nas suas soluções.

Por isso, Answer The Public é uma das mais efetivas ferramentas de segmentação que conheço, complementando muito bem outras técnicas nesse sentido.

Ela pode fazer ainda mais pelo seu negócio, como destaco a seguir.

Otimiza sua criação de conteúdo

A anatomia de um blog post, em geral, obedece a uma estrutura de tópicos em que cada um responde a uma pergunta.

Por outro lado, como criar tópicos que tenham relação de fato com a palavra-chave que norteia toda a produção de um artigo?

Suponha que, em uma outra ferramenta de SEO, você pesquise por “estratégia de marketing” e obtenha termos como “estratégia de marketing digital” e “criar estratégia de marketing”.

Não seria melhor se, em vez disso, você já obtivesse as questões que as pessoas realmente fazem sobre o assunto?

Usando Answer The Public, além desses termos genéricos, você obteria resultados como “o que são estratégias de marketing e como desenvolvê-las” e “como montar uma estratégia de marketing digital”.

Assim, fica muito mais fácil criar conteúdos, já que as questões mostradas podem já servir para abrir os tópicos que você vai responder em seus artigos.

Aumento da visibilidade

Uma vantagem em responder perguntas mais específicas é que dessa forma, os robôs do Google tendem a avaliar um conteúdo melhor.

Lembre-se que as recentes atualizações, inclusive o Core Web Vitals, privilegiam não apenas os aspectos de usabilidade, mas a qualidade dos posts.

Inserir em conteúdos as questões que o Answer The Public mostra são uma forma de evidenciar que eles são realmente feitos para responder às dúvidas das pessoas.

Sendo esse o foco de tudo que o Google e outros buscadores fazem, o resultado não poderia ser outro que não o aumento da visibilidade.

Mais vendas

Embora a quantidade de acessos nem sempre seja sinônimo de mais negócios fechados, essa continua sendo uma condição para que isso aconteça.

Answer The Public ajuda nesse sentido, já que os termos que ela revela ajudam a atrair audiência qualificada.

Como sabemos, a geração de leads é fundamental para o sucesso comercial de toda empresa na web.

Esse deve ser um esforço contínuo, como dizem os princípios do funil de conversão, segundo os quais o fluxo de leads deve ser ininterrupto.

Aumento das conversões

Atraindo pessoas que estejam efetivamente interessadas em um assunto, as chances de que elas sejam convertidas é muito maior.

Pois é exatamente isso que tende a acontecer quando usamos uma ferramenta como Answer The Public para orientar a produção de artigos.

Ela é uma poderosa solução em marketing de conteúdo porque permite, ainda, a criação de textos evergreen, ou seja, que não envelhece, sem prazo de validade.

Sua inteligência artificial varre as buscas no Google, retornando aquelas que são feitas com mais frequência.

Dessa forma, ela faz com que as conversões aumentem, a partir da geração de Marketing Qualified Leads (MQL).


Fonte: neilpatel.com

12 Abr 2024

Answer the Public: o que é, como funciona e vantagens do uso

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

AnswerthePublic neilpatel trafego trafegopago

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2024

Tendências do Tráfego Pago em 2024

12 de Abr de 2024

Descubra como a Inteligência Artificial transformou os anúncios online

01 de Mar de 2024

Decisão Judicial Proíbe Meta, Empresa Mãe do Facebook e Instagram, de Utilizar a Marca no Brasil

Logo do Whatsapp