07/01/2025 às 22:54 Gestão de Redes Tráfego Pago

Meta Revê Moderação: Fim da Checagem de Fatos e Críticas

7
1min de leitura

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou hoje mudanças significativas na moderação de conteúdo do Facebook, Instagram e Threads. As alterações incluem o fim do sistema de checagem de fatos, substituído por um modelo de "notas da comunidade", semelhante ao adotado por Elon Musk no X (antigo Twitter).

Zuckerberg justificou a decisão afirmando que os verificadores de fatos têm sido politicamente tendenciosos e que sistemas complexos de moderação resultam em muitos erros e censura desnecessária. Ele também mencionou que países da América Latina possuem "tribunais secretos" que ordenam a remoção silenciosa de conteúdos, o que foi interpretado como uma referência indireta ao Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.

Em junho de 2024, a Meta havia aderido a um programa do STF para combater a desinformação, firmado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Agora, a empresa sinaliza uma mudança de postura, priorizando a redução de erros e a promoção da liberdade de expressão.

Além disso, Zuckerberg indicou uma parceria com o governo de Donald Trump para resistir a governos que pressionam por mais censura, e anunciou a transferência das equipes de moderação e segurança da Califórnia para o Texas, visando reduzir o viés político nas decisões de moderação.


Fonte: @trinet_digital - Foto:David Paul Morris

 

07 Jan 2025

Meta Revê Moderação: Fim da Checagem de Fatos e Críticas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Censura Checagem de fatos Donald Trump Facebook instagram Liberdade de expressão Mark Zuckerberg meta Notas da comunidade redes sociais STF Threads twitter

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2024

Tendências do Tráfego Pago em 2024

12 de Abr de 2024

Answer the Public: o que é, como funciona e vantagens do uso

12 de Abr de 2024

Descubra como a Inteligência Artificial transformou os anúncios online